5 dicas para dormir bem em uma viagem

Ter uma noite ruim de sono é muito ruim, seja em uma viagem de férias ou a trabalho. Todos sabemos que o sono exerce um papel essencial no descanso do corpo e da mente. Afinal, ele influencia em nossa saúde e bem-estar e influencia no bom funcionamento de vários sistemas do nosso corpo.

Mas saiba que é possível ter uma ótima noite de sono mesmo não estando em casa. Dormir bem durante uma viagem é fundamental para que possamos realizar todas as tarefas programadas e desfrutar o máximo do destino. Portanto, se você precisa de dicas para dormir bem em uma viagem, continue a leitura desse artigo.

Como dormir bem em uma viagem de ônibus ou avião?

Algumas atitudes podem garantir o melhor descanso desde o início da viagem. Confira abaixo!

1)   Invista em acessórios

Máscaras de dormir, travesseiros e protetores auriculares podem te ajudar a ter uma melhor noite de sono durante o trajeto. No caso das máscaras de dormir, ela é importante já que um dos motivos que interferem no sono do viajante é a iluminação, seja do ambiente, a iluminação solar ou dos acessórios de outros passageiros.

Além disso, os travesseiros de pescoço são uma ótima opção para ter mais conforto durante o sono. Eles se adaptam perfeitamente ao formato do seu pescoço e evitam que ele fique balançando durante a viagem. Além do relaxamento, ele evita que você tenha dores ao final do percurso.

Já os protetores auriculares ajudam a diminuir o ruído dos motores e do ambiente, como por exemplo, a conversa de outros passageiros. E você pode adquirí-los em farmácias ou lojas de material de construção.

2)   Faça refeições leves

Apostar em uma refeição leve é fundamental para ter uma boa noite de sono durante a viagem. Por isso, prefira frutas, cereais, iogurtes ou sanduíches naturais, já que uma alimentação pesada pode atrapalhar o seu relaxamento. Além disso, uma alimentação pesada pode gerar desconfortos causados pela má digestão.

Outra dica é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O efeito do álcool na alta altitude podem ser agravados e causar mal estar. Além disso, é importante lembrar que algumas bebidas provocam desidratação e devem ser evitadas.

E não se esqueça de dispensar o café, chás e refrigerantes que usam a cafeína em sua composição, principalmente próximo ao horário de dormir. Essas substâncias são estimulantes e podem impedir que você tenha uma boa noite de sono.

3)   Escolha roupas confortáveis

Usar roupas leves pode ajudar no seu relaxamento e favorecer o seu descanso. Por isso, nada de roupas apertadas! Prefira os tecidos de algodão ou moletom e aposte em um calçado confortável. E não se esqueça de levar um casaco, já que a temperatura pode variar durante a viagem.

4)   Escolha o melhor assento

A escolha do assento ou da poltrona pode te ajudar ou atrapalhar a ter uma noite de sono mais confortável. Por isso, pense se você prefere viajar ao lado da janela, para ter mais tranquilidade, ou ao lado do corredor, para ter mais liberdade para ir ao banheiro, por exemplo.

Alguns ônibus oferecem as poltronas leito, que são mais caras, porém, neste caso o investimento pode valer a pena.

Se você vai viajar de avião, evite os assentos da fileira da saíde de emergência, já que as poltronas geralmente não reclinam. E evite sentar ao lado do banheiro ou da cozinha, já que há muita movimentação. 

Como dormir bem no hotel?

Dicas para dormir bem em uma viagem
A qualidade do sono precisa ser mantida, mesmo em viagem. Foto: Pixabay

A escolha do hotel pode interferir muito na qualidade do seu sono. Por isso, analise como são as acomodações, a climatização do quarto, o silêncio, o tipo das camas e colchões.

E se for uma viagem em casal, vale a pena se atentar inclusive para o tipo do material, já que um colchão de molas ensacadas oferece mais conforto para uma noite a dois. Acessórios como o pillow top também proporcionam uma noite de sono mais tranquila durante a viagem.

Você pode conseguir essas informações através das fotos disponibilizadas pelo hotel ou pelas avaliações dos outros hóspedes.

Se você costuma beber chá antes de dormir, pode levar alguns na mala para te ajudar a relaxar. Ao chegar perto do horário de dormir, tome um banho quente, ajuste a temperatura do quarto e se afaste de aparelhos eletrônicos. Verifique a iluminação do quarto, escolha uma posição confortável e relaxe! Ao final do dia, após ter cumprido todas as tarefas e atividades programadas, prepare um momento de relaxamento. Para isso é válido pendurar o “Não perturbe” na porta. Afinal, você merece esse descanso!

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