Inicial > Dicas de Viagens > Saiba o que fazer para perder o medo de andar de avião

Saiba o que fazer para perder o medo de andar de avião

Durante o ano todo você precisa fazer inúmeras viagens de avião a negócios e isso requer de você não só paciência para fazer check in, aguardar o embarque e a chegada em seu destino, mas no seu caso em especial, é preciso um pouco de coragem também!

Entrando e saindo de aviões ou mesmo encarando sua primeira viagem de avião, o medo de voar é algo que assusta muita gente, até mesmo quem sonha em voar um dia. Mas será que o medo de voar é normal? Como lidar com esse pavor de voar de avião? Saiba o que fazer para perder o medo de andar de avião e comece a curtir sua viagem com mais tranquilidade.

medo de andar de avião? Veja o que fazer

Saiba o que fazer para perder o medo de andar de avião

Medo do desconhecido

O medo é uma ação normal do organismo humano em momentos de perigo ou possível perigo. Hoje, o avião é tido como a forma de locomoção mais segura do mundo, porém as chances de sair ileso ou com apenas algumas escoriações de um acidente aéreo é quase que impossível, comparado a um acidente de carro por exemplo.

Mas a verdade é que nós os seres humanos, temos medo de tudo aquilo que não conhecemos como é o caso da morte, e por causa disso ficamos aflitos com uma turbulência ou algum fator de perigo e que possa colocar nossa vida em risco. Procure relaxar e não pensar em tudo de ruim que possa ocorrer, mas tente curtir a viagem e ficar com sua mente tranquila, para ter uma viagem mais prazerosa e satisfatória.

Medo de turbulências

Um dos fatores de medo que a maior parte dos passageiros de avião comentam, é em relação a turbulência, algo totalmente normal num voo de avião, mas que pode deixar as pessoas mais medrosas, sejam passageiros de primeira viagem ou até os viajantes recorrentes, um tanto que aflitos e preocupados.

A Turbulência nada mais é que uma trepidação, um balanço constante durante um determinado período, que o avião sofre quando entra em contato com ventos estáveis porém constantes, e para o avião manter-se estável também nessa atmosfera, o piloto ajusta seus comandos para ele voar contra o vento constantemente e mantendo estabilidade.

Para enfrentar a turbulência o avião é construído com materiais flexíveis e em contato com o contravento, sua estrutura flexível se movimenta para manter a estabilidade e não deixar a asa quebrar enquanto voa.

Por conta de todo esse movimento e ajustes, acontece a chamada turbulência que é muito parecida com a situação de estar em um carro numa via esburacada e com muitas trepidações, dando a sensação de empurrões com a mudança de diminuição e aceleração do avião.

Tudo isso acontece por causa da inércia que é a necessidade de um corpo continuar em movimento. Enquanto tentamos nos controlar, nossos órgãos também ficam em movimento em nosso corpo, deixando nosso cérebro em alerta e por isso nos dando a sensação de medo e até de mal estar. A turbulência geralmente dura poucos minutos mas é o suficiente para deixar o corpo em alerta e as pessoas mais iniciantes ou melindrosas mais assustadas.

Saiba o que fazer para controlar o medo de andar de avião

  • A primeira dica é tentar manter a calma e não se apavorar. Tente respirar fundo e de preferência não sente na janela, pois ao ver as nuvens lá fora e o quanto está longe do chão, mesmo sem haver turbulências, você pode ficar ainda mais apavorado;
  • Leve um livro ou filme para assistir durante o voo ou brinque com algum jogo eletrônico, pois isso irá prender sua atenção e evitará que você fique tão nervoso com a viagem;
  • Informe-se de como será o momento de turbulência e procure ficar calmo nesse momento ouvindo uma música por exemplo, isso deixará você mais relaxado;
  • Não sinta vergonha de conversar com a pessoa ao lado e dizer do seu medo de voar. Ela poderá te ajudar a superar essa sensação desagradável e você se sentirá ainda mais seguro.

De momento, estas seriam as principais dicas para perder o medo de viajar de avião. Espero que lhe ajude. Abraços!