Inicial > Dicas de Viagens > Qual moeda levar para o Uruguai?

Qual moeda levar para o Uruguai?

Muitas pessoas deixam para resolver suas dúvidas de viagens para a última hora. Você também está passando por isso? Não sabe qual moeda levar para o Uruguai?

Viajar para o exterior não precisa ser tão complicado. Países que fazem parte do Mercosul, como o Uruguai por exemplo, são uma ótima opção, pois dispensam visto para a entrada e você ainda pode usar como moeda o Peso Uruguaio (moeda nacional), real ou até mesmo o dólar.

Qual moeda levar para o Uruguai

Pesos Uruguaios

Qual moeda é mais indicada

Para que você possa decidir de fato qual moeda usar, no caso de estar a caminho do Uruguai, a regra é sempre ficar atento a taxa de câmbio do dia. Atualmente R$ 1,00 equivale a cerca de 8,52 Pesos Uruguaios e U$$ 1,00 aproximadamente 26,16 Pesos Uruguaios (cotação realizada na publicação da matéria).

Mesmo que não consiga adquirir Pesos Uruguaios antes de embarcar, é relativamente fácil adquirir a moeda em Montevidéu e outras cidades turísticas como Colonia del Sacramento e Punta del Este, com uma cotação não tão distante da vigente.

Apesar de ser facilmente aceito, o Dólar deve ser usado com muito cuidado, pois além de estar em alta, significa duas conversões, a compra em Reais, para então ser convertido em Pesos. Então na hora de pagar suas compras em lojas, ou refeições em restaurantes, pode ser interessante solicitar o cálculo de conversão, caso disponha de dinheiro em espécie em moedas diferentes.

Pagar em cartão é uma opção

Quanto ao uso do cartão de crédito, e até mesmo o cartão pré-pago, eles são práticos e evitam que o turista tenha que carregar muitas notas na carteira, mas deve-se ficar atento às taxas extras e ao câmbio do dia. Mas no caso do cartão que pode render milhagens, essa pode ser uma excelente opção, principalmente em restaurantes.

Outra opção, são os saques em caixas eletrônicos, que estão abertos inclusive aos fins de semana, diferente das casas de câmbio. Geralmente os cartões funcionam em todos os caixas, então não é necessário encontrar um específico de sua agência bancária.

Mas não se esqueça, para isso é preciso habilitar seu cartão para esse tipo de operação ainda no Brasil. É claro que também há cobrança de taxas extras, então faça saques apenas quando necessário e de quantias suficientes para vários dias, algo equivalente a 200 dólares ou cerca de 4.000 Pesos Uruguaios.

Não circule com muito dinheiro

Por segurança é importante não andar com muito dinheiro em espécie na carteira, e como a maior despesa em terras uruguaias provavelmente será a hospedagem, opte por um hotel que aceite pagamento em reais, peça que seja feito o cálculo antecipado e quite a conta já no check-in.

Portanto, para evitar dores de cabeça e ainda economizar, tenha sempre em mente o planejamento. A variedade de moedas oferece praticidade, mas também vai exigir que esteja sempre fazendo contas de conversões.

Quanto ao Cartão pré-pago, se você já dispõem de um, pode usá-lo para emergências, caso contrário, não vale a pena se preocupar em fazer um apenas para essa viagem.

No mais, é aproveitar os bons vinhos, a comida abundante e saborosa, os cenários incríveis e as noites agitadas do país vizinho, sem esquecer de registrar tudo, é claro.