Inicial > Dicas de Viagens > Qual moeda levar para o Chile?

Qual moeda levar para o Chile?

Saber qual moeda levar para o Chile é uma dúvida constante e muito importante na hora de organizar uma viagem para o Chile. A Moeda Nacional Chilena é o Peso Chileno. É possível portanto, converter seus Reais ou em Pesos Chilenos ou em Dólares, que também são aceitos no país. Atualmente R$ 1,00 equivale a cerca de 218 Pesos, já US$ 1,00 é o mesmo que cerca de 619 Pesos (Cotação feita em 24/02/15). Outro fator importante a considerar são às taxas de câmbio, que variam diariamente.

Qual moeda levar para o Chile

Qual moeda levar para o Chile – Pesos Chilenos é uma das alternativas

Pesos Chilenos x Dólares: Qual moeda levar?

É relativamente difícil encontrar a moeda chilena (Pesos Chilenos) no Brasil, você pode optar por tentar viabilizar a compra junto a uma agência especializada ou levar Reais e fazer o câmbio no Chile. Mesmo que você opte por tentar a conversão antes da viagem, preste atenção às taxas, que podem não ser vantajosas em solo brasileiro. É fácil encontrar casas de câmbio no centro de Santiago e conseguir boas taxas, principalmente em épocas de baixa temporada em que há pouca oferta de Real no país.

Um site bem bacana e confiável para verificar a conversão do Real para a moeda chilena é o Oanda.

Já quanto ao Dólar, ele é muito bem aceito no país e conta com uma boa cotação. Caso tenha a variedade de moedas, opte por essa opção para pagar suas despesas de hospedagem, mas evite usá-los no aeroporto, pois a cotação não compensa.

Qual moeda levar para o Chile - Dólares

Dólares é uma alternativa ao viajar para o Chile

Para os gastos do dia a dia, o melhor é ter o seu cartão habilitado para saques internacionais (cuide desses detalhes junto ao banco antes de embarcar, é muito importante para emergências), pois mesmo que não haja um caixa da sua agência no Chile, você pode fazer o saque em outro caixa. No entanto, haverá taxas de uso do equipamento e transferências bancárias, então para compensar, faça saques maiores, de no mínimo 200 Dólares, o que equivale a cerca de 1.200 Pesos Chilenos.

Outra opção de uso de cartões muito interessante são os de débito internacional, alguns dos mais conhecidos são os Visa Travel Money (VTM), MasterCard Cash Passport e American Express Global Travel Card. Eles permitem que você faça seus pagamentos como um cartão de crédito normal, e ainda é possível que outra pessoa faça depósitos em Dólar, por exemplo, caso o seu dinheiro acabe. Esse modo pode se mostrar muito eficiente em casos emergenciais.

Voltando ao fator câmbio, é importante ressaltar que a cotação nos aeroportos tende a não ser vantajosa. Então é importante poder fazer saques já nos caixas do aeroporto ou ter Dólares em notas físicas já para o transporte, como táxi, por exemplo.

Então, qual moeda levar para o Chile?

Em caso de viagens para países como o Chile que permite o uso de outras moedas, vale a pena sempre ficar atento às taxas de câmbio e optar pela mais vantajosa em cada caso. Mas é importante ainda ter essa variedade de opções seja em Pesos, Reais, Dólares, Cartão de Débito Internacional ou Cartão apto para os saques internacionais, assim, você não é pego desprevenido e ainda vai poder aproveitar tudo o que o Chile pode oferecer a qualquer hora em qualquer lugar.