Inicial > Dicas de Viagens > Qual a hora certa de comprar passagens aéreas baratas? [Respondido]

Qual a hora certa de comprar passagens aéreas baratas? [Respondido]

Qual a hora certa de comprar passagens aéreas baratas?

Está aí a pergunta que os leitores do Agora Viagem costumam nos questionar frequentemente. Fazer o planejamento de uma viagem, seja ela a trabalho ou a lazer costuma ser motivo de uma bela dor de cabeça, pois muitos viajantes não sabem o momento certo de comprar a passagem aérea por um preço considerado como barato.

Saiba que é muito difícil ter uma dica infalível para encontrar passagens aéreas baratas. Porém, com toda a experiência de anos de viagens dos editores do site vamos tratar de mostrar algumas sugestões que facilmente fará você economizar um bom dinheiro na hora de viajar de avião.

Hora certa para comprar passagens aéreas baratas

Qual a hora certa para comprar passagens aéreas baratas?

A seguir as perguntas mais frequentes que recebemos de nossos leitores.

1. Comprar passagens aéreas com antecedência se torna mais barato?

Tudo depende o que for antecedência para você. Comprar a passagem aérea com mais de 6 meses de antecedência com certeza não é o melhor negócio. As empresas aéreas tiram muito benefício sobre este mito, tanto é que dificilmente vimos uma companhia aérea realizar uma promoção com o período tão extenso como este.

Tanto nós como outros especialistas em promoções de passagens de aéreas recomendam comprar com antecedência de 25 a 40 dias no máximo.

Mas não quer dizer que possa aparecer uma promoção antes deste período, então nada melhor que ficar atento.

Para cargo de conhecimento, geralmente comprando com 40 a 90 dias de antecedência o preço será o mesmo e quando comprar com mais de 180 dias antes da viagem, o preço pode ser até mais caro.

É notório que as grandes promoções de passagens aéreas são lançadas para preencherem voos que estão com baixa procura, por isso que, as promoções costumam surgir com 30 dias antes da viagem acontecer.

2. Hum… Então é melhor deixar para última hora?

Com certeza não! Comprar passagem aérea na última hora é pedir para jogar dinheiro fora, certamente, é bem pior que comprar com muita antecedência.

As promoções costumam ser lançadas 30 dias antes das viagens. Sendo assim, dificilmente você encontrará uma promoção milagrosa de última hora, mas também não é impossível.

Não recomenda-se deixar para adquirir a passagem nos últimos 20 dias antes da data do voo.

3. Viajar na alta ou baixa temporada?

Pensando em economia, viajar na baixa temporada é muito mais barato. A alta temporada no Brasil ocorre nos períodos de julho, dezembro, janeiro e fevereiro. A baixa temporada acontece nos meses restantes.

Durante a baixa temporada a procura tanto por passagens aéreas como por hotéis são bem menores, com isso, as empresas não inflacionam tantos os preços e, neste período, costumam aparecer promoções com maior frequência.

Caso pretenda voar na alta temporada, aí sim recomendamos comprar passagens aéreas com 90 dias de antecedência. Mesmo assim, os preços devem ser bem superiores que nos demais meses.

4. E voos para o exterior?

Para passagens aéreas internacionais o cenário é bem diferente, pois a baixa temporada do Brasil pode não coincidir com a baixa temporada na Europa.

Para passagens internacionais recomenda-se comprar com o dobro de antecedência, 30 a 60 dias nos períodos de baixa temporada ou 60 a 120 dias no período de alta temporada do destino que pretende viajar.

5. Qual a dica matadora para economizar?

Existem muitas dicas que te ajudam a economizar na hora de comprar passagens aéreas baratas. Antes de dar as dicas, recomendamos a leitura do artigo – 5 dicas de como encontrar passagens aéreas baratas.

Pesquise muito antes de comprar! Pesquisar é o segredo, procure em sites de viagens (como é o nosso caso) ou através de comparadores de preços online que varrem os preços das companhias aéreas automaticamente em busca do menor preço. Recomendamos a pesquisa através do comparador do Mundi.

Outra dica fundamente é ser flexível na data e horário do voo. A precificação das passagens aéreas é feita levando em consideração muitos fatores, sobretudo, a relação entre oferta x demanda.

Resumindo, voar na quarta, segunda ou terça-feira é mais barato, enquanto que voar durante a sexta à noite ou no domingo é bem mais caro, pois nestes dias existe uma procura bem maior.

E você, qual sua dica preferida?