Inicial > Dicas de Viagens > O que preciso saber antes de viajar para China

O que preciso saber antes de viajar para China

A China é um país incrível para visitar, mas com certeza é um roteiro inusitado e que pede uma preparação bem mais cuidadosa do que uma viagem aos Estados Unidos, por exemplo. É nessa hora que você se pergunta: O que eu preciso saber antes de viajar para a China?

China

O que é necessário saber ao viajar para China

#Visto – Brasileiros precisam de visto para entrar no país, ele deve ser solicitado antes do embarque, mas você deve prestar atenção ao tipo de visto emitido. Dê preferência para o de múltiplas entradas, caso contrário, você pode sair do território para uma visita e depois ser impedido de retornar.

#Cultura – Outra coisa importante a considerar é que a China é um país de cultura completamente diferente da brasileira. Então, prepare-se para ver coisas  novas – como estar constantemente em horário de pico. Você deve pensar que aqui no Brasil isso é comum, mas imagine entrar em um metrô lotado às 15h.

#Trânsito – Prepare-se para ouvir muitas buzinas, ver muitos carros e ter aquele tradicional medo ao atravessar a rua. Falando sério, é preciso coragem para atravessar a rua, pois lá, sinal verde para pedestres não quer dizer que os carros vão parar. Então todo cuidado é pouco, e na dúvida, siga os chineses.

#Língua – Não vá achando que o seu cursinho básico de inglês será suficiente para uma viagem tranquila. Lá são poucas as pessoas que falam inglês. Então prefira anotar (não tenha vergonha disso, é melhor do que se perder) o nome dos lugares para onde você vai e o nome do hotel em que está hospedado..

Ainda nesse papelzinho, ou em vários, para não correr o risco de perder um, anote pequenas frases em mandarim, para que você possa agradecer  a um favor, como obrigada: “Xie xie”, que se pronuncia xiê-xiê ou “ni hao”, que se pronuncia ni-ráu e quer dizer – oi. Nessas horas, ter um aplicativo como o Google tradutor, também pode ajudar.

#Costumes – Quanto aos costumes locais, não se assuste se alguém pedir para tirar uma foto sua ou com você, mesmo sendo muito populosa e recebendo uma série de turistas, eles encaram muito os ocidentais e adoram tirar fotos, então prepare seu melhor sorriso e entre na brincadeira .

#Hábitos – Alguns pontos negativos a serem observados, para que você já vá se preparando psicologicamente são os constantes escarros cuspidos no chão (sim por mais nojento que possa ser, esse é um habito comum lá, então cuidado ao andar pelas ruas e calçadas). Evite ao máximo ir aos banheiros públicos, pois eles são basicamente um buraco no chão, sem qualquer chance de oferecer papel higiênico, então carregue um lenço umedecido ou papel higiênico na bolsa.

Outra coisa: esqueça as áreas para fumantes. As pessoas fumam o tempo todo em todo lugar. Você vai voltar para o hotel com cheiro de cigarro na roupa e no cabelo. É inevitável.

#Gastronomia – Quanto à gastronomia dois pontos são importantes: cuidado ao se alimentar em barraquinhas, pois você precisa saber que na China é comum comer cobra, rato, cachorro, escorpião… Enfim, um espetinho de carne pode não ser um inocente espetinho de carne. O outro ponto é quanto às misturas, no restaurante é comum os pratos chegarem todos juntos e começar a misturança… sobremesa com prato principal, salada com doce, etc.

#Preste atenção – Apesar da China ser um lugar muito seguro, pois você vai ter que passar sua bolsa pelo raio-x em todas as estações de metrô, cuidado com convites para exposições ou cerimônias de chá. Desconfie de pessoas em pontos turísticos, que tenham inglês fluente e que sejam muito solícitas. Esse é um golpe comum em que são cobrados valores abusivos. Então prefira sempre pedir dicas no seu hotel.

A barreira cultural existe, mas sem dúvida alguma uma viagem para a China será uma experiência única e incrível. Aproveite!