Inicial > Dicas de Viagens > Extravio de bagagem: Saiba o que fazer para recuperá-la!

Extravio de bagagem: Saiba o que fazer para recuperá-la!

Vai fazer aquela viagem dos sonhos ou a negócios? Arruma a mala de forma prática e precisa para não faltar nada e usar tudo, mas aí como em um passe de mágica, você percebe, ao chegar ao destino, que sua mala não chegou com você! O que fazer numa hora dessas?

Ficar só com a roupa do corpo e sem contar a preocupação de sua mala por aí de avião em avião já dá um certo desespero em você? Calma, não se apavore! Agora é o momento de esfriar a cabeça e ler este artigo, seguindo as dicas de como você deve agir no caso de extravio de bagagem. Saiba o que fazer para recuperá-la e poder curtir sua viagem com mais tranquilidade e segurança.

Extravio de bagagem

Extravio de bagagem: Saiba o que fazer!

Antes de viajar

Os cuidados com sua mala devem iniciar antes de você viajar, ou seja, enquanto as malas estão em seu poder. Uma dica é fotografar a mala e todo seu interior, pois em caso de extravio, poderá ser facilmente reconhecida em qualquer aeroporto do mundo.

Outra dica é fazer um documento de declaração do valor de sua mala e de seu conteúdo, pagando uma taxa e tendo assim um documento que servirá como um seguro, caso ela extravie. Algumas companhias aéreas cobram de taxa 35% do valor declarado, e depois, em caso de extravio, podem negociar o valor a ser pago por ter perdido sua mala e pertences.

Carregue objetos de valor com você

Como já vimos no infográfico sobre bagagens de mão e despachada, smartphones, tablets, máquinas fotográficas, notebooks, joias e entre outros objetos como esses, deve ser evitado ao máximo de colocá-los em malas que podem se extraviar, pois para reavê-las novamente e com todo esse conteúdo intacto pode ser algo bem difícil. Carregue esses objetos em uma bagagem de mão junto consigo.

Guarde comprovantes e notas fiscais

Ao voltar de uma viagem para seu país de origem, esteja com todas as notas e comprovantes a mão, pois além de comprovar a compra, ainda você comprova que esse item está dentro de sua bagagem possivelmente extraviada.

“Minha bagagem extraviou, e agora?”

Caso você percebeu na esteira de bagagens que sua mala extraviou, vá ao balcão da companhia aérea e preencha um Registro de Irregularidade de Bagagem e depois registre uma queixa de extravio de bens em um escritório da Agência Nacional de Aviação Civil que fica dentro do aeroporto.

Dentro de 30 dias, se a viagem for doméstica, seus bens devem ser devolvidos. Caso seja voo internacional, seus bens devem ser devolvidos em no máximo 21 dias.

E se a bagagem não chegar?

É, pode acontecer da Companhia Aérea não encontrar seus pertences em lugar nenhum e nesse caso, eles devem te indenizar com o valor da mala e seus bens contidos dentro, o que pode variar de 43 reais por quilo até R$ 2.220,00.

Caso você não fique satisfeito com os valores oferecidos de indenização pela empresa aérea, você pode ir ao Procon ou a Justiça diretamente, e pedir uma indenização justa. Mas atenção, se a viagem for internacional e tudo ter sido negociado fora do Brasil, em caso de extravio de bagagem, o melhor a fazer é aceitar as condições e valores de indenizações que a companhia internacional e seu país oferecerem do que entrar na justiça, sairá mais barato e você terá menos dores de cabeça.