Inicial > Dicas de Viagens > Como tirar visto americano – Passo a passo completo

Como tirar visto americano – Passo a passo completo

Tirar o visto americano é uma das principais dúvidas que qualquer pessoa tem quando decide viajar para os Estados Unidos da América. O processo legal para tirar o visto está bem mais acessível que há anos atrás e nós mostraremos um passo a passo completo de como proceder.

Para solicitar o visto americano de não imigrante (caso de quem vai viajar a turismo, estudar ou a negócios) é preciso seguir alguns procedimentos exigidos, conforme podemos observar no passo a passo completo que criamos para solucionar suas dúvidas.

Como tirar o visto americano - passo a passo

Como tirar o visto americano – passo a passo

Passo a Passo: Como tirar visto Americano

Para tirar visto o americano é necessário realizar 6 passos simples, os quais são:

Passo #1. Formulário de solicitação de visto DS-160

O primeiro passo a fazer é preencher o formulário de solicitação de visto DS-160, disponível através do link [https://ceac.state.gov/genniv/].

O formulário DS-160 deve ser preenchido em inglês com suas informações de forma correta. O site está em inglês, porém colocando o cursor do mouse acima do texto é possível vê-lo em português. (Conforme imagem abaixo)

Formulário de solicitação de visto DS-160

Em caso de dúvida no preenchimento do formulário procure ajude de algum entendido ou tire sua dúvida através da página [http://travel.state.gov/content/visas/english/forms/ds-160–online-nonimmigrant-visa-application.html].

Muita atenção na hora de selecionar o Posto Consular para entrevista (Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo ou Porto Alegre), pois não será possível trocar depois. Salve ou imprima a página de confirmação do DS-160.

Observação: Imprima a página de confirmação do formulárioDS-160 (com código de barras).

Passo #2. Pagamento taxa de solicitação do Visto Americano (MRV)

O segundo passo trata do pagamento da taxa de solicitação do visto americano (MRV). Para fazer tal pagamento acesse a página [https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_fee_payment_options].

Basta clicar em “Opções de Pagamento da taxa de solicitação do visto (MRV)”. Há opções de pagamento através de boleto bancário e cartão de crédito no site ou pelo telefone.

O valor da taxa depende em que tipo de visto você se enquadrou, como podemos ver:

Vistos que não se exigem uma petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD)USD$ 160
Vistos com petição: (H, L, O, P, Q, R)USD$ 190
Visto de Comerciante (E-1), Investidor (E-2) e Trabalhador Australiano (E-3)USD$ 270
Visto de Noivo(a) (K)USD$ 240

Observação: Guarde o número do recibo de pagamento da taxa MRV.

Passo #3. Agendamento da entrevista

Feito o pagamento é necessário aguardar a confirmação, normalmente leva até 2 dias úteis.

O agendamento da entrevista para tirar visto americano pode ser feito através do site [http://brazil.usvisa-info.com] ou pelo atendimento através dos telefones:

Belo Horizonte(31) 3956-0800Recife(81) 4042-0050
Brasília(61) 3717-5600Rio de Janeiro(21) 3956-9617 ou (21) 3956-0580
Campinas(19) 3119-2254Salvador(71) 3717-5644
Curitiba(41) 3941-6359Santos(13) 3113-5137
Porto Alegre(51) 3251-0321São Paulo(11) 3958-0957 ou (11) 3956-7007

Quem estiver nos Estados Unidos, basta ligar do número 703-439-2340.

Para agendar a entrevista pelo site é necessário se cadastrar primeiro, preencher seus dados pessoais e optar pela modalidade de entrega do passaporte.

Passo #4. Comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)

No Passo #3 você fez o agenda da entrevista, certo?

O quarto passo trata-se de comparecer ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Como por exemplo, um dia ou uma semana antes ao qual foi agendado a entrevista. O CASV está presente em diversas Cidades do Brasil, através do link [https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_asc_information] você pode conferir o mais próximo de sua residência.

É no CASV que será feito a coleta dos dados biométricos, ou seja, impressão digital e fotografia. É necessário levar consigo:

  • Passaporte (validade de seis meses);
  • Página de confirmação de envio do formulário DS-160;
  • Página de confirmação do agendamento da entrevista.

Jovens com até 15 anos ou idosos acima de 66 anos não precisam coletar as impressões digitais, apenas entregar foto 5×7 e a página do formulário DS-160.

Passo #5. Entrevista na Embaixada ou Consulado

Este passo do processo para tirar o visto americano é um dos mais assustadores para os interessados. Mas saiba que não é nada disso, basta ficar tranquilo e responder as perguntas com naturalidade.

Se mantenha calmo, o índice de reprovação de vistos americanos para brasileiro está cada vez menor. Se estiver tudo certo sua chance de conseguir o visto é grande!

Ao comparecer a embaixada ou a algum consulado para entrevista (previamente agendada no passo #3) é necessário ter consigo: passaporte com validade e página de confirmação do formulário DS-160 com código de barra.

Estão isento de entrevista menos de 16 anos e maiores de 65 anos de idade, a não ser que estes sejam convocados, caso seja julgado necessário. Mais informações deste passo através do endereço [https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/personal_appearance_waiver].

Passo #6. Entrega do Visto Americano

Por fim, chegamos ao último passo para tirar visto americano e, enfim, poder viajar para os Estados Unidos.

Em caso de aprovação, é feito a entrega do visto americano e a devolução dos documentos. A forma de entrega é escolhida entre retirar os documentos na CASV ou em casa, conforme opção preenchida no momento do agendamento da entrevista.