Inicial > Dicas de Viagens > 15 Aplicativos de viagem indispensáveis na hora de viajar

15 Aplicativos de viagem indispensáveis na hora de viajar

“Vou viajar, mas não sei quais aplicativos de viagem instalar em meu celular?” é uma das perguntas mais frequentes de quem está prestes a viajar.

Para grande parte das pessoas (e eu me incluo nelas) a tarefa de escolher, organizar e planejar os roteiros da viagem é uma das partes mais interessante e mais importante desse processo.

Saber quais apps realmente sejam indispensáveis para sua viagem pode ser um processo lento e por sua vez, de muitos testes. Afinal, existem milhares de aplicativos de viagem disponíveis.

Mas para te ajudar, vasculhei e testei mais de 50 aplicativos. Ao fim, cheguei ao um número de 15 dos melhores aplicativos de viagens, os quais considero indispensáveis na hora de viajar.

Parece interessante? Vamos logo a lista então!

Aplicativos de viagem indispensáveis

Aplicativos de viagem indispensáveis

Ranking: Top 15 melhores aplicativos de viagem

A seguir, tratei de apresentar os aplicativos de viagem selecionados, bem como uma breve descrição de cada.

1. Airbnb

Com serviço destinado a nível global, a Airbnb é para mim o principal e primeiro aplicativo a ser instalado em meu smartphone na hora de viajar. O aplicativo faz uma ponte entre donos de casas, apartamentos e até mesmo castelos – com pessoas interessadas em alugá-los por um curto período de tempo.

Além de estar disponível em mais de 190 países, o Airbnb ainda proporciona uma bela economia, pois comumente os valores são mais baratos que hotéis ou aluguéis de imobiliárias.

Baixe e instale: Android e iOS.

2. Duolingo

Com o Duolingo, além de aprender novos idiomas de maneira rápida e divertida, você também consegue se virar com frases curtas em diversos idiomas. Já pensou como pedir informação de onde fica o banheiro em inglês, ou melhor, em árabe? Então, com o Duolingo isso é possível.

Esse é outro aplicativo que mantenho instalado, principalmente quando estou viajando para o exterior. Enfim, merece a 2ª posição em nossa lista dos melhores aplicativos de viagem.

Baixe e instale: Android e iOS.

3. Kindle

Se você for igual eu, certamente não gostará nenhum pouco de carregar livros durante uma viagem. Afinal, já basta as malas e mochilas que são necessárias levar. Entretanto, fazer um leitura relaxada durante a viagem pode estar em suas prioridades e, para isso, indicamos o aplicativo Kindle. Basta instalar e ter acesso a mais de 1.5 milhão de livros entre pagos e gratuitos.

Baixe e instale: Android e iOS.

4. WhatsApp

Apesar de parecer óbvio e acredito que poucas pessoas não o usam como mensageiro preferido, não custa nada indicá-lo na lista. Através do WhatsApp é possível manter contato com a família e acompanhantes da viagem. Marcar encontros, combinar roteiros ou até mesmo pedir ajuda são funções básicas, mas necessárias que esse aplicativo pode proporcionar.

Baixe e instale: Android e iOS.

5. Maps

Outro app que não poderia ficar de fora da lista de aplicativos de viagens indispensáveis é o Maps. Com ele é possível ter acesso a dados de transporte público, trânsito, navegação GPS, detalhes, avaliações e horários de pico de milhares de lugares em todo o mundo.

Além do mais, o aplicativo é gratuito e pode ser utilizado offline baixando o mapa da região do destino de sua viagem.

Baixe e instale: Android e iOS.

6. FlightAware

Esse é um aplicativo que vem para deixar nossa lista de app de viagem ainda mais completa. O FlightAware nada mais é que um aplicativo de rastreio de vôos em tempo real. Com ele é possível ser munido de todas as informações do voo, desde horário de decolagem, chegada, alertas de atrasos e muito mais.

Terá que viajar de avião? Então instale o FlightAware e tenha total controle das informações que acercam o seu voo.

Baixe e instale: Android e iOS.

7. Google Tradutor

O Google Tradutor é outro daqueles aplicativos clássicos e que a maioria já deve tê-lo instalado em seu dispositivo móvel. Ficou em dúvida na tradução/compreensão de uma palavra? Nestas situações basta recorrer ao Google Tradutor.

Outra função super interessante para quem está viajando é a tradução offline em tempo real. Baixe o idioma desejado e aponte a câmera para o texto que gostaria de traduzir e o aplicativo retorna com a tradução. Simples, fácil e rápido!

Baixe e instale: Android e iOS.

8. Evernote

O Evernote será muito útil em sua viagem se houver necessidade de capturar, organizar e compartilhar qualquer tipo de informação, seja escrita, gravações de voz, vídeos e fotografias. O melhor de tudo é que o próprio aplicativo sincroniza os dados com os dispositivos desejados e também com outros usuários, se for de seu interesse.

O aplicativo está disponível em português e merece destaque em nossa lista.

Baixe e instale: Android e iOS.

9. Foursquare

Precisa de indicações de especialistas de lugares pelo mundo inteiro? Então o Foursquare é o aplicativo ideal, pois reúne opiniões de usuários e especialistas do mundo inteiro de lugares onde comer, beber, visitar e até mesmo fazer compras. Ao todo, são mais de 75 milhões de opiniões.

Fazendo uso do app também é possível fazer check-in em lugares e ganhar pontos com isso. Esse é o tipo de aplicativo para viagens de férias e até mesmo de trabalho, que mantenho instalado em meu aparelho celular.

Baixe e instale: Android e iOS.

10. WeatherPRO

Em nossa lista de apps de viagens indispensáveis ainda faltava um aplicativo de meteorologia. Escolhi o WeatherPRO que é meu aplicativo preferido para ficar ligado na previsão do tempo durante minhas excursões.

Aplicativos de meteorologia é o que mais tem nas lojas de aplicativos. Mas acabei ficando com o WeatherPRO pela grande diversidade de informações disponíveis no aplicativo, que além de contar com a previsão do tempo, ainda dispõe de informações sobre praias, fatores UV, temperaturas das águas, etc. É lógico, além de se mostrar muito confiável nas previsões apontadas.

Baixe e instale: Android e iOS.

11. Toilet Finder

Apesar de parecer um pouco cômico, esse aplicativo pode, literalmente, te livrar de situações embaraçosas… O Toilet Finder é um localizador de banheiros públicos e conta com mais de 150 mil banheiros públicos cadastrados em sua base de dados. A busca é simples e rápida, e ainda pode ser utilizado off-line.

Como falei, esse é o tipo de aplicativo complementar que pode ser útil em sua viagem ou não. Então, não custa nada tê-lo instalado em seu smartphone, não é mesmo?

Baixe e instale: Android e iOS.

12. Citymapper

O Citymapper, talvez, teria méritos para estar ainda mais no topo dessa lista. Para se ter ideia, o aplicativo conta com informações mais detalhadas sobre itinerários que o próprio Google. O grande diferencial do aplicativo fica por conta das sugestões de transportes, que também possuem integrações com o Uber, rotas de bicicletas, estimativas de tempo para locomoção e muito mais.

O único porém do Citymapper é o fato de estar disponível para apenas 30 cidades. Mesmo assim, merece figurar em nosso guia de aplicativos indispensáveis para viagens.

Baixe e instale: Android e iOS.

13. Uber

Se você possui os mesmos gostos que eu (economizar), é provável que considere o uso do Uber para viagens curtas em roteiros dentro de grandes cidades. O Uber nada mais é que um app para solicitar viagens rápidas e, sobretudo, com motoristas confiáveis. A facilidade de uso do aplicativo chama atenção, podendo realizar pagamento através do cartão de crédito ou dinheiro.

Eu, particularmente, costumo usar o Uber para diversas ocasiões, mas é nas viagens para grandes centros que ele se torna mais conveniente, pelo menos para mim.

Baixe e instale: Android e iOS.

14. Time Out

Outro aplicativo de viagem muito útil na hora de programar roteiros. O Time Out te ajuda a descobrir e explorar atrações de mais de 30 cidades ao redor do mundo. Encontre shows, festivais, bares, restaurantes e muito mais do que está acontecendo na cidade que você decidiu conhecer.

Mas não para por aí, ainda é possível realizar reservas em restaurantes e até mesmo montar um guia personalizado da viagem.

Baixe e instale: Android e iOS.

15. Waze

Fechamos nosso ranking dos melhores aplicativos para viagens com o Waze. Amplamente utilizado no mundo inteiro, o Waze é um app completo de navegação no trânsito que se baseia em informações fornecidas pela comunidade de usuários.

Caso sua viagem seja feita com carro, o Waze pode ajudar muito na hora de se deslocar entre locais com mais rapidez e economiza de tempo e combustível. É o aplicativo de navegação GPS mais completo que já utilizei.

Baixe e instale: Android e iOS.


Pois bem, espero que tenha aproveitado as dicas de apps de viagens indispensáveis. Me coloco a disposição nos comentários a explicar situações mais detalhadas de cada um se houver necessidade.

Da mesma forma, gostaria de contar com a opinião de vocês (leitores) sobre esses ou até mesmo sugestões de novos aplicativos. Casa haja novas sugestões, me comprometo a analisar o app e, se realmente for bom, incluí-lo na presente lista.

No mais era isso… Boa viagem!